next up previous
Next: Modelo dinâmico orientado à Up: brafman96 Previous: brafman96

A imposição de convenções sociais.

O primeiro estudo apresentado no artigo aborda a utilização de convenções sociais, as quais impõem restrições ao comportamento dos agentes, algumas vezes simplificando o problema pela redução dos espaços de solução. Observe-se que o uso de convenções é central a várias técnicas de coordenação em MAS. O seguinte cenário é representativo desta abordagem:

Deve-se projetar robos que trabalharão na manutenção de uma fábrica. Para maior eficiência global, algumas restrições (convenções sociais) são feitas ao comportamento de cada agente, e.g., uma que obriga a recolocação das ferramentas utilizadas no lugar designado de estocagem, após o uso. Os seus agentes são programados para atribuir maior utilidade a este comportamento. Pressionado para obter melhor desempenho do grupo de agentes sob sua responsabilidade, outro projetista decide ignorar a convenção de recolocação de ferramentas, de modo a maximizar localmente o desempenho de sua equipe. O que pode ser feito?
Em MAS, o foco está em assegurar a coexistência produtiva de agentes auto-motivados com objetivos dinâmicos. Na maioria das abordagens utilizadas (e.g. protocolos para consenso, negociação e acordos, estruturas organizacionais ou convenções sociais) a obediência dos agentes ao esquema de coordenação é condição necessária para que a aplicação seja bem sucedida. Ao se admitir a existência de agentes não-controlados maliciosos, novas metodologias de projeto se fazem necessárias. A idéia básica é que alguns dos agentes controlados sejam projetados para punir os agentes que apresentem comportamento discordante do padrão social estabelecido. O mecanismo de punição é imutável (hardwired), faz parte do senso comum e os agentes maliciosos estão cientes da sua existência (i.e. têm a sua utilidade minimizada quando punidos). Se os agentes não-controlados se desviam das regras sociais de comportamento, são punidos; como são maximizadores de utilidade o comportamento malicioso se torna irracional. Se os agentes forem suficientemente sofisticados, não se desviarão do comportamento padrão e não haverá punição, consequentemente o sistema funcionará de maneira globalmente eficiente.


next up previous
Next: Modelo dinâmico orientado à Up: brafman96 Previous: brafman96
Carlos Mitidieri
2000-10-28