next up previous contents
Next: Desempenho de Sistemas de Up: Conceitos de Base Previous: Função de Transferência em   Contents

Estabilidade

A estabilidade de um sistema pode ser definida de diversas maneiras e segundo vários pontos de vista. Nos fixaremos aqui no conceito de BIBO-estabilidade (bounded input-bounded output). Segundo este conceito, um sistema é dito ser estável se, para todo sinal de amplitude limitada aplicado em sua entarda, o sinal de saída é também limitado. Por outro lado, se o sistema é instável, ao aplicarmos um sinal de amplitude limitada em sua entarda, sua saída divergirá com o passar do tempo, ou seja, a amplitude do sinal de saída tenderá a crescer indefinidamente.

As figuras (1.7) e (1.8) mostram a resposta de dois sistemas a uma entrada do tipo salto unitário que constitui-se em um sinal de amplitude limitada. Note que a resposta do sistema (1.7) é limitada em amplitude e, portanto, este sistema é estável. Já o sistema da figura (1.8) apresenta uma resposta apresenta um comportamento divergente sendo, portanto, instável.

Figure 1.7: comportamento estável
\includegraphics [width=8cm]{est.eps}

Figure 1.8: comportamento instável
\includegraphics [width=8cm]{inst.eps}

Considerando-se sistemas lineares, a BIBO-estabilidade, é determinada pelos pólos da função de transferência, ou seja

Note que um sistema estável em malha aberta pode vir a tornar-se instável ao fecharmos a malha e vice-versa.

De acordo com o posicionamento dos pólos no semi-plano esquerdo (SPE), semi-plano direito (SPD) ou eixo imaginário temos os seguintes comportamentos:

Cabe aqui ressaltar que, no caso de sistemas lineares, a estabilidade é uma característica do sistema, ou seja, independe do sinal de entrada.


next up previous contents
Next: Desempenho de Sistemas de Up: Conceitos de Base Previous: Função de Transferência em   Contents
Joao Manoel Gomes da Silva
2000-04-03